quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

QUARTEL DO EXÉRCITO, VILA CABRAL DISTRITO DO NIASSA-MOÇAMBIQUE.

Estas imagens foram-me enviadas pelo ex-furriel  miliciano, mecânico,Joaquim Leiras, responsável pela manutenção do parque automóvel militar, do Batalhão de Caçadores 598, em Vila Cabral, distrito do Niassa-Moçambique, entre os anos de 1963/1966. Muitas das viaturas que vemos nas imagens foram destruidas por minas, que rebentaram ao serem acionadas quando estas viaturas passaram por cima delas.

Agoara uma pequena, caricata, história, do 2º. comandante major Fradinho da Costa. Já não se encontra entre nós, que sua alma descanse em paz.
Um dia mandou o corteneiro fechar a água, vá-se lá saber porquê? Tendo encomendado uns rádios portáteis e umas  máquinas fotográficas para serem vendidas na cantina, ao pessoal, e como ninguém os comprava por serem muito caros. Disse que os mandava queimar no forno onde se cozia o pão que comiamos. Este senhor tinha por vezes ideias, que pareciam serem de outro mundo. Foi bom tê-lo conhecido e com ele trabalhar. A pesar de tudo tinha algum sentido de humor!..

2 comentários:

  1. Fui várias vezes a Vila Cabral a primeira que por lá passei foi a caminho de M´ponda e depois de Lancha para Metangula Lago Niassa.
    Voltei a Vila Cabral inclusívé para ser operado a Quisto Cebásico. Foi aí que vi esse assassino de nome Daniel Roxo praticar cRUELDade em dois negros que ele tinha ferido de morte e jamais esqueci esse acto assassino.
    Fizeram-no Her´pi. Morreu como devia, o mesmo acontecendo com outro não muito melhor de nome Daniel Cristina, também assassinado na África do Sul depois da Independência por membros afectos à RENAMO
    Aqui aconteceu:- Quem mal anda mal acaba.

    ResponderEliminar
  2. Estive em Vila Cabral ,fazi parte da CCE298,ainda convivemos.Tivemos sorte pouco tempo deois de regressarmos começou guerra.Ainda fui condutor do Ten.Coronel VENTURA LOPES .Conheci Metangula Macacoge Pauila Tenente Valadim litunde e mais algumas ,na faze de reconhecimentos.

    ResponderEliminar

CANCIONEIRO DO NIASSA

IMAGENS DO NOSSO CONVÍVIO, EM 08/10/2011.

IMAGENS DO CONVÍVIO REALIZADO DIA 9 DE OUTUBRO DE 2010

free counters